Benefícios da beterraba

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Benefícios da beterraba

Este superalimento tem o poder de mudar completamente a sua vida, graças às suas características e propriedades que não são encontradas em mais nenhum alimento! Este alimento é extremamente poderoso e consegue melhorar e muito a nossa saúde.

A beterraba depois do alho é o vegetal com maior teor de ferro sendo também muito rica em Iodo.

Cem gramas de beterraba fornecem 42 calorias e igual quantidade de folhas desta hortaliça fornecem 38 calorias.

A beterraba é muito rica em vitaminas A, do Complexo B e vitamina C (que só é aproveitada pelo organismo quando a beterraba é consumida crua) e, em sais minerais, como Sódio, que protege o organismo contra a perda excessiva de líquidos, Potássio, necessário para a atividade muscular normal, Zinco, elemento necessário aos tecidos cerebrais, e Magnésio, que é constituinte do osso e regula as funções musculares e nervosas.

É recomendada para anémicos pela sua riqueza em Ferro, para quem tem dentes fracos ou gengivas inflamadas e aqueles que tem problemas intestinais, devido a seu efeito laxante. As pessoas com dentes fracos, atacadas de piorréia, devem fazer uso do sumo de beterraba pelo menos três vezes por semana.

A beterraba é um ótimo remédio para combater os desarranjos do baço e do fígado, enquanto que as suas folhas em forma de cataplasma, com um pouco de gordura, são empregadas como refrescantes nas feridas da pele e inflamações em geral.

Para aqueles que sofrem de pedras na bexiga, um remédio eficaz é ferver uma beterraba e tomar seu caldo três vezes ao dia. O sumo de beterraba, por sua vez, é tónico, refrescante e diurético, e combate a litíase renal, descongestionando as vias urinárias.

Quando for comprar, escolha beterrabas de cor bem concentrada e tamanho médio. A casca deve ser lisa, sem rachaduras e com folhas brilhantes, sinal de que o legume está fresco. Ao cozinhar essa raiz, deixe 3cm de talo e não corte a sua parte terminal. Esses cuidados evitam que a beterraba perca líquidos durante a cozedura, o que acentuao  seu sabor e deixa-a com uma cor mais concentrada.

Pode ser consumida de diversas maneiras: temperada com sumo de laranja, que lhe dá um sabor diferente, deixando-a mais gostosa; pode ser frita, como batatas; batidas no liquidificador com leite; em sopas com outros legumes, ou ainda cozida e servida em forma de saladas. São pratos muito nutritivos.

Razões pelas quais deve incluir a beterraba na sua dieta:

  • As beterrabas contém polifenoles e betalainas que revertem o efeito dos radicais livres e o stresse oxidativo, são também bastante efetivos contra os vírus que causam o catarro. As Betalaínas são agentes antioxidantes e anti-inflamatórios muito abundantes na beterraba e promovem a desintoxicação do organismo. Contém também diversas vitaminas do complexo B e PP que fortalecem as paredes capilares.
  • As beterrabas contém uma grande quantidade de minerais, potássio e ácido fólico, que ajuda à saúde do coração, contém magnésio e fósforo que ajuda à saúde dos nossos ossos, contém muito ferro que produz energia e ajuda na purificação do sangue, contém cobre que destrói os radicais livres e Iodo que é muito importante para o bom funcionamento da tiróide.
  • Contém cobalto que promove a formação de vitamina B12 que se sintetiza pela microflora intestinal. Sem esta vitamina e ácido fólico a formação de células vermelhas da sangue seria impossível.
  • Rejuvenescem os nossos corpos devido ao ácido fólico, o que contribui para a criação de novas células.
  • Eliminam as toxinas do nosso corpo devido aos pigmentos Betalin.
  • Contém betacianinas, que inibe o crescimento das células cancerosas.
  • Melhoram a digestão, devido à fibra dietética e estimulam o metabolismo.
  • Ajudam o nosso organismo a absorver a vitamina D, que é muito importante e a principal fonte é o sol, ao apanhar sol o corpo absorve vitamina D mas precisa de auxilio para uma absorção efetiva.
  • Previnem a demência e a falta de memória, devido à sua alta concentração de nitratos que se transformam em nitritros, que abrem os vasos sanguíneas do nosso corpo e aumentam o fluxo sanguíneo ajudando a chegar ás zonas carentes de oxigénio.
  • Contém pectina, um componente também presente nas cenouras e nas maçãs, que elimina metais radioativos e pesados absorvidos pelo nosso corpo. Além disso a pecina também inibe a propagação de bactérias intestinais nocivas e previne o desenvolvimento de uma ampla gama de doenças.
  • A beterraba também ajuda muito na redução da quantidade de colesterol, a baixa a pressão arterial, o fortalecimento dos vasos capilares, proporcionando um efeito anti-esclerose e melhora a função cerebral, serve também como auxiliar para metabolizar as gorduras.

Como pode ver, a beterraba possui uma grande quantidade de propriedades medicinais e curativas, podendo ser considerado um super alimento que deve ser incluida na nossa dieta diária, seja em sopas, saladas, cozidas ou em algum prato criativo que ache mais saboroso. O importante é ter em conta os benefícios para a nossa saúde!

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