Benefícios da cartilagem de tubarão na sua saúde

beneficios da cartilagem de tubarao

Benefícios da cartilagem de tubarão na sua saúde

Os benefícios da cartilagem de tubarão

cartilagem de tubarão possui muitos nutrientes para a saúde dos humanos. A cartilagem de tubarão é utilizada na prevenção e combate de várias doenças, por ser formada de proteínas e minerais, como o fósforo e o cálcio. Entre os benefícios da cartilagem, encontra-se a melhor flexibilidade nas articulações e boa manutenção de nutrientes nos ossos. Contudo, para obter o máximo de benefícios desse produto, é recomendada a prática de atividades físicas regulares e também a adoção de um cardápio de refeições balanceadas.

Mais detalhes sobre a Cartilagem de Tubarão

A cartilagem do tubarão é uma fonte rica em mucopolissacarídeos, como o sulfato de condroitina, em macro-proteína IDC, em proteína colágeno tipo II. Nela, é possível encontrar também alguns fatores inibidores de determinados processos fisiológicos. Pode ser comercializada em pó ou em cápsulas. No caso de cápsulas tem a vantagem de não engordar, pois as cápsulas não contem quantidades significativas de hidratos de carbono, gorduras totais, saturadas ou fibra alimentar, além disso, é completamente livre de glúten.

Indicações

  • Artrose;
  • Artrite;
  • Descalcificação com dor articular;
  • Colite;
  • Enterite;
  • Flebite;
  • Reumatismo;
  • Psoríase.

Descrição das Propriedades Terapêuticas

A cartilagem de tubarão foi estudada por diversas universidades e institutos e concluiu-se que possui determinadas propriedades terapêuticas. Para que se verifiquem as propriedades terapêuticas, utiliza-se o todo da cartilagem. Isto explica-se devido ao Totum Organicum ser diferente da utilização de substâncias biológicas isoladas.

Estudos realizados nos Estados Unidos da América, por diversos cientistas, demonstraram que os tubarões não sofrem de cancro, pois possuem um sistema imunitário muito forte, capaz de produzir anticorpos contra bactérias e vírus. Deste modo, concluiu-se que utilizando a cartilagem de tubarão, utilizam-se as propriedades terapêuticas inerentes à cartilagem que podem atuar de diversos modos.

Identificaram-se quatro macro proteínas não tóxicas, que são poderosas inibidoras da angiogénese (formação de novas redes capilares). Apesar de todas as cartilagens fornecerem este fator inibidor da angiogénese, a cartilagem de tubarão consegue ser mil vezes mais potente.

Através deste integrador dietético, aumentam-se os níveis de glicosaminoglicanos no organismo. Estas substâncias chegam ás membranas sinoviais das nossas articulações (que, com o envelhecimento, tendem a deteriorar-se), como “blocos construtores” de cartilagem, regenerando-as e protegendo-as contra posteriores desgastes.

Links que lhe podem interessar

A tentativa de usar péptidos ou polipéptidos de pesos moleculares variados, existentes na cartilagem de tubarão e que se pensa ser responsável pela atividade biológica e terapêutica da mesma, quando testados, verificou-se não possuírem nenhuma das atividades evidenciadas pelo totum biológico ou totum organicum, daí utilizar-se o todo da cartilagem de tubarão e não só substâncias biológicas isoladas.

A cartilagem de tubarão só possui efeito, em doses superiores a 5g / diários, apesar de que, a partir de doses superiores a 5g/dia, podem verificar-se efeitos negativos. A partir desse valor, a cartilagem de tubarão possui efeitos na diminuição da vascularização tumoral.

Demonstrou-se que a cartilagem de tubarão impede o desenvolvimento de vasos sanguíneos, sendo importante na prevenção do cancro.

O mecanismo fisiológico de atuação da cartilagem de tubarão é que vai impedir o fornecimento sanguíneo, levando à diminuição tumoral.

A cartilagem de tubarão possui um tipo de proteínas que funciona como inibidor da angiogénese. Isto é, inibe a formação e desenvolvimento de novos vasos sanguíneos, que pode levar a uma necrose rápida, com diminuição tumoral. A cartilagem de tubarão parece não ter nenhum efeito direto nos tumores, atuando pela simples interrupção de fornecimento sanguíneo e formação de vasos sanguíneos.

Outra vantagem na utilização da cartilagem de tubarão, é que pode ser administrada como terapia complementar, conjuntamente com a quimioterapia e radioterapia.

Quais os efeitos no cancro?

A utilização da cartilagem de tubarão na prevenção do cancro, é uma das vantagens, mas a sua atuação é mais eficaz em tipos específicos de cancros, tais como o cancro da mama, da próstata, do pâncreas, da cervical e sistema nervoso central; isto deve-se ao fato de serem tipos de carcinomas fortemente vascularizados, sendo potencialmente os melhores alvos para a terapia com cartilagem de tubarão.

No entanto, o cancro de Hodgkins e a leucemia são menos afetados pela terapia, porque raramente é envolvida nova vascularização no seu desenvolvimento.

Problemas de articulações

O mecanismo de atuação da cartilagem de tubarão, explica-se pela sua ação anti inflamatória muito eficaz, bem como, pela destruição dos diminutos e anormais vasos sanguíneos que se formam ao aparecer a artrite.

A cartilagem de tubarão é aconselhada para diversas patologias osteo-artríticas, tais como a artrose, a artrite e osteoporose. É excelente no tratamento de artrites ósseas e reumáticas e enfermidades inflamatórias.

No caso da artrite, está indicada no controle da inflamação, permitindo o aporte do necessário, à recuperação da articulação, bem como o aumento da mobilidade. No caso da artrose, a cartilagem de tubarão contém tudo o que é necessário ao alívio da dor, permitindo recuperar a mobilidade.

Em relação à osteoporose, a cartilagem de tubarão, aumenta a fixação do cálcio aos ossos e fornece-lhes a quantidade necessária para manter os níveis ótimos; por outro lado, possui fósforo, que é essencial para a formação e regeneração óssea, prevenção de problemas osteoartríticos, tornando as articulações mais funcionais, sendo importante na manutenção da saúde óssea e articular.

Onde comprar cartilagem de tubarão em cápsulas?

Na loja online Amor à Vida pode encontrar cartilagem de tubarão em cápsulas. Temos à sua disposição uma embalagem com 80 cápsulas numa concentração de 500mg, que tem como composição base os seguintes constituintes: Cartilagem de tubarão, estereato de magnésio e gelatina. A posologia deverá ser duas a três cápsulas por dia, administração por via oral. Se pretender comprar clique aqui

Advertências:

Devido à inexistência de estudos que confirmem a segurança de utilização em caso de gravidez e aleitamento, este suplemento não deve ser utilizado nestas situações, salvo indicação médica. O produto não deve ser utilizado no caso de hipersensibilidade ou alergia a qualquer um dos constituintes da formulação. Não deve utilizar Cartilagem de Tubarão em casos de mulheres que tentam engravidar, durante a gravidez e aleitamento e nos períodos de menstruação. Também não se recomenda o uso em indivíduos que recentemente tenham sofrido ataques de coração ou em situações de cirurgia. A administração prolongada de altas doses de vitaminas, pode provocar hipervitaminoses.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.