Benefícios da Urtiga Branca
Página do produto na loja aqui
Natural da Europa e encontrada em vários países, a urtiga branca, de nome científico Lamium album, é uma planta medicinal também popularmente conhecida como lâmio-branco, lamium, urtiga-morta, urtiga-de-abelha e erva-angélica, dentre outras denominações. Pertencente à família das Lamiaceae, a urtiga branca é uma planta perene que chega a atingir até 60 cm de altura, a sua flor é grande e branca, no formato de uma boca totalmente aberta; as suas folhas são completas, ovaladas, opostas, serreadas, pecíolo pubescente; e as suas flores são grandes e brancas. A planta floresce no início da primavera e a sua floração dá-se no período do verão.
Benefícios da Urtiga Branca
A urtiga-branca é uma erva adstringente e emoliente utilizada principalmente como um tónico uterino para reduzir o fluxo menstrual excessivo. É um tratamento tradicional para corrimento vaginal anormal e algumas vezes é utilizada para aliviar cólicas menstruais. Uma infusão é utilizada no tratamento natural de cálculos renais, diarreia, problemas menstruais, hemorragia pós-parto, descargas vaginais e prostatite. Externamente, a compressa de urtiga é aplicada a hemorroidas e varizes.
A água destilada das flores e folhas é uma excelente e eficaz colírio para aliviar as condições oftálmicas. Um remédios homeopático é feito a partir da urtiga-branca para o tratamento de distúrbios da bexiga, distúrbios renais e amenorreia.
A urtiga-branca é também utilizada como um tratamento à base de plantas medicinais para leucorreia, hiperplasia benigna da próstata (HBP) e problemas gastrointestinais. Suas flores fervidas em água podem ser usadas como uma erva medicinal para o catarro e hidropisia, e as raízes cozidas em vinho como um remédio para pedras nos rins. A planta é colhida no verão e pode ser secada para uso posterior. Nos textos sobre ervas medicinais mais antigos, como o The Herball, de 1597, escrito por John Gerard, a urtiga possui uma reputação como um potenciador de vitalidade. A Lamium album contém saponinas, mucilagem ,taninos, flavonoides, flavonóis, rutina, quercetina, kaempferol (quempferol) e flavonas. A colina e a tiramina são responsáveis pela ação anti-hemorrágica da urtiga. Os flavonóis pode também contribuir para uma ação hemostática da planta.