Chá de Erva S. Roberto em saqueta
Página do produto na loja online aqui
Infusão de Erva de S. Roberto em caixa de 10 saquetas.
O Geranium (Erva de S. Roberto) é um género de plantas com flores que possuem propriedades medicinais. O Gerâniode nome comum inclui as espécies Geranium maculatum, Geranium robertianum (Erva-de-São-Roberto), Geranium macrorrhizum (Gerânio-de-Raiz-Grande), Geranium viscossimum (variedade protocarnívora da erva), Geranium caespitocum, Geranium bicknelli, Geranium richardsonii e mais de outras 400 espécies de plantas, que são encontradas na maior parte em regiões temperadas do planeta, principalmente no leste do Mediterrâneo. Pertence a família Geraniaceae.
Usos Tradicionais: amigdalite, cólera, deslocamentos, diabetes, diarreia, disenteria, dismenorréia, dor de dente, dor de garganta, erupção cutânea, feridas, feridas na boca, fraturas, gastrite, hemorragia, hemorragia pós-parto, hemorróidas, inchaços nos olhos, leucorréia, pele oleosa, prolapso, úlceras.
Propriedades Medicinais: adstringente, antivirótico, hemostático, vulnerário.
As qualidades adstringentes do Geranium constringem o tecido e estancam hemorragias, assim a planta se torna útil no combate a úlceras. Os taninos (ácidos gálicos) contribuem para este efeito. Além disso, o Geranium possui quimicamente oleoresina e ácido cítrico.
Na medicina alternativa, é utilizada compressas para o tratamento de olhos inchados. O pó de Gerânio é aplicado a feridas que apresentam sangramentos. É usado o líquido para limpeza bucal ou gargarejo para dores de garganta, tordo, amigdalite e feridas. Cataplasma para sangramento de feridas, fraturas, deslocamentos, picadas de inseto, erupções cutâneas, dores de dente e hemorróidas. Ducha para leucorréia. O vapor facial e o enxague no cabelo beneficiam os mesmos quando estão muito oleosos. As folhas moídas do Geranium espantam mosquitos. O uso do Gerânio é considerado muito seguro.
Na culinária, as flores e folhas são comestíveis, mas são muito adstringentes para serem consideradas saborosas, a menos que sejam misturadas com outros alimentos.
O Geranium é oriundo do grego gheranos, em referência a semelhança da fruta com o bico de um pássaro longo. Índios nativos americanos utilizavam o Geranium para estancar sangramentos.