Chá de Hipericão em saqueta
Página do produto na loja online aqui
Infusão de Hipericão em caixa de 10 saquetas.
O Hipéricão (Hypericum perforatum) é uma planta medicinal também conhecida como Erva-de-São-João (St. Johns Wort), Hipericão, Hipérico-Verdadeiro, Erva-Daninha-de-Cabra, Âmbare e Qian Ceng Lou (chinês). Inclui a espécieHypericum formosum. Pertence a família Hypericaceae.
Usos Tradicionais: aflição, AIDS (HIV), ansiedade, artrite, choque elétrico, ciática, contusões, depressão, diarréia, dismenorréia, dores nas costas, fadiga, feridas, gota, gripe, hemorróidas, herpes, hidrocefalia, histeria, icterícia, infecções viróticas, insônia, irritabilidade, menopausa, neuralgia, paralisia, queimaduras, queimaduras de sol, reumatismo, tosse, tumores, úlceras, varizes.
Propriedades Medicinais: adstringente, anódino, antibacteriano, antidepressivo, antiinflamatória, antiespasmódico, antivirótico, colagogo, expectorante, nervino, sedativo, vulnerário.
O Hipéricão é usado atualmente na medicina alternativa como uma forma moderada de controlar a depressão. Estudos sugerem que a hipericina pode ter monoamina oxidase, que auxilia nessa condição. A planta também parece influenciar nos níveis de dopamina e norepinefrina do cérebro, substâncias que podem inibir a produção e funcionamento do neurotransmissor serotonina, uma das responsáveis pela sensação de bem-estar no cérebro. Pode demorar alguns meses para que a pessoa possa se beneficiar das propriedades antidepressivas do Hipérico.
O Hipérico também vem sendo alvo de pesquisas como sendo um agente antivirótico para HIV. O óleo do Hipérico pode ajudar a regenerar nervos quando usado interiormente e topicamente. O óleo de Hipericão é feito da planta fresca e usado para tratar contusões, queimaduras, feridas, dores nas costas, varizes, hemorróidas, queimaduras de sol, tumores, herpes e dores no nervo ciático. Esfregue unguento ou passe na espinha dorsal para tratamento de artrite, reumatismo, ciática, neuralgia, paralisia, choque elétrico e histeria.
As folhas jovens são usadas em saladas e licores. A Erva-de-São-João é composta de hipericina, pseudohipericina, hiperforina, flavonóides (quercetina, quercitrina, rutina), óleo essencial (pineno, limoneno, mirceno), caroteno, vitamina C, tanino e resina. Pode deixar algumas pessoas mais fotossensíveis e causar dermatite em raros casos.
O nome popular Erva-de-São-João é em honra aos Cavaleiros de São João de Jerusalém que usavam o Hipericão para tratar feridas de campo de batalha, durante as Cruzadas. Devido ao fato da hipericão produzir uma cor vermelha luminosa, O Hipericão é associado com sangue e frequentemente utilizado no dia 24 de junho, o dia do banquete de João Batista (a data em que ele foi decapitado). Era usada como proteção do mal.