Como reconhecer a depressão?

depressao

Como reconhecer a depressão?

Depressão

é uma perturbação psiquiátrica que tem alguns sintomas característicos, tal como, humor deprimido, falta de energia, dificuldade em dormir, falta de motivação, incapacidade de sentir prazer e até dor física. Nas depressões mais extremas, até as ideias de suicídio são uma constante presença. Começam por ser planos idealizados e, por vezes, culminam em tentativas de suicídio que acabam por ser consumado.

Esta patologia é muito frequente e tem uma prevalência de 15%. Significa que qualquer um de nós tem uma probabilidade de 15% de vir a sofrer de depressão ao longo da vida. Não pense que acontece apenas aos outros, até porque os números do nosso país não são muito animadores: Portugal é o país da UE com a taxa mais elevada e a segunda maior no mundo. Apenas é ultrapassado pelos EUA. Esta ocorrência é de tal forma elevada que, pelo menos, 8% da população em geral é afetada todos os anos. Falando em números, significa que são cerca de 400.000 portugueses entre os 18-65 anos. Contudo esta tendência prevalece muito mais nos países nórdicos face a Portugal.

É importante perceber que a ocorrência de de pressão está a aumentar e são vários os estudos que referem que em 2020, 15% de toda a disfunção provocada por doença será causada por doença mental, nomeadamente, por depressão.

Quais as causas da depressão?

À semelhança do que acontece com todas as patologias psiquiátricas, a causa da depressão não é linear. Aceita-se que possam estar na sua base fatores biológicos, que têm relação direta com os genes que herdamos dos antepassados, nomeadamente, situações indutoras de stress que vamos sentindo ao longo da vida.

Como diagnosticar  a depressão?

O diagnóstico da depressão nem sempre é fácil. Terá de ser feito por um especialista na área da psiquiatria porque só ele será capaz de despistar as doenças orgânicas, como as patologias hormonais, os défices vitamínicos, os problemas neurológicos, entre outros, que podem ter uma apresentação muito semelhante À depressão.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.