O que é e como identificar a retenção de líquidos

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O que é e como identificar a retenção de líquidos

Retenção de líquidos – um problema comum…

Aumentou dois quilos sem fazer rigorosamente nada? Este é um dos sintomas mais populares nas mulheres que, sem saberem, fazem retenção de líquidos.

Este é um daqueles problemas que todas as mulheres sabem que vão ter mais tarde ou mais cedo. Mas, na verdade, não existe uma regra. Muitas fazem retenção de líquidos sem o saber e acabam por não tratar o problema. Outras andam com garrafas de chá atrás para tentar acabar com a retenção de líquidos que afinal não têm.

Entender os sintomas é o primeiro passo para compreender o que se anda a passar com o seu corpo. Alguns estudos indicam que podemos ganhar até 2 a 3 kg a mais apenas com a retenção de líquidos. E, ao contrário do que a maioria das pessoas possa pensar, quanto mais água consumirmos, menos vai ficar retida. Entender os sintomas do seu corpo não é simples mas, neste caso, mais significa menos.

Entender o problema

Mais ou 60% do nosso corpo é composto por água e o nosso organismo está preparado para saber manter o equilíbrio dessa água (a que aproveita e a que elimina). Segundo a Medical News Today (uma das editoras líderes na área da saúde), quando existem desequilíbrios no corpo, uma das formas que ele tem de reagir é acumular água em certas zonas — daí que a retenção seja muito comum no período pré-menstrual. Os líquidos saem dos vasos sanguíneos e acumulam-se no tecido subcutâneo, normalmente nas pernas, tornozelos, mãos, pés e abdómen, provocando o aspecto inchado da pele (ao qual se dá o nome edema), sensação de pernas pesadas, desconforto e um aumento de peso de 2 a 3 kg.

Para algumas mulheres, esta é apenas uma preocupação mensal. Mas, em muitos casos, torna-se um transtorno diário que interfere no dia-a-dia.

drena gengibreQual a razão da retenção de líquidos?

As alterações hormonais podem contribuir para este problema, bem como a hereditariedade, a falta de exercício, a pouca ingestão de líquidos ou a nossa alimentação: a falta de certas vitaminas pode ser a causa do problema, assim como ingerir muito sal, uma vez que este dificulta a eliminação da água do organismo.

Mas existem muitos mais factores na origem da retenção, e podem ser coisas banais do dia-a-dia:

  • roupa demasiado apertada
  • ficar muito tempo sentada ou em pé
  • stress
  • ansiedade
  • temperaturas muito elevadas
  • pressão atmosférica (andar de avião)

Cenários mais alarmantes e que merecem alguma atenção e uma visita ao médico são outras causas (cuja retenção de líquidos pode ser só um sintoma) como o hipotiroidismo, insuficiência renal, cardíaca ou problemas circulatórios.

Como posso identificar a retenção de líquidos?

Há um teste simples de fazer em casa e que ajuda a perceber a olho nu se sofre, ou não, deste problema. Geralmente, a maioria das mulheres consegue perceber os sinais do “inchaço” em zonas mais susceptíveis, como as pernas. Se comprimir ou apertar de forma contínua a pele das pernas e, quando soltar o dedo, ficar marcado, doer ou a pele demorar algum tempo a voltar ao normal, é porque está a fazer retenção de líquidos nessa zona. Outra forma de perceber o que o seu organismo lhe está a querer dizer é, então, o tal aumento de peso que não está associado a uma maior ingestão de alimentos ou à redução de exercício.

Como resolver o problema?

Manter-se hidratada é a fórmula mágica. Pode parecer um paradoxo mas, ao ingerir líquidos, vai ajudar o corpo a eliminar de forma mais eficaz as toxinas acumuladas, libertando-se assim da retenção. Tenha alguns cuidados aconselhados pelos especialistas:

  • beber muita água, infusões e chás ao longo do dia (uma mulher adulta deve beber diariamente 1,5 litros de líquidos e um homem 1,9 litros).
  • Consumir alimentos ricos em água e potássio (que estimula a eliminação de água do organismo), como vegetais e fruta.
  • Praticar atividade física com frequência e evitar o sedentarismo.
  • Drenagens linfáticas e chás diuréticos podem ajudar quem tem dificuldade em eliminar os líquidos do corpo.
  • Diminua drasticamente o consumo de sal.
  • Diga adeus aos enchidos, aos alimentos pré-preparados e ao fast food. Lembre-se que muito do sal que consumimos está escondido nestes alimentos.

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