Próstata – Hiperplasia prostática benigna

prostata hiperplasia prostática benigna

Próstata – Hiperplasia prostática benigna

A próstata é uma glândula exócrina que faz parte do sistema genital masculino.

Função

A principal função da próstata é armazenar e secretar um fluido claro levemente alcalino (pH 7,29) que constitui 10-30% do volume do fluido seminal, que, junto com os espermatozóides, constitui o sémen. O resto do fluido seminal é produzido pelas duas vesículas seminais. A alcalinidade do fluido seminal ajuda a neutralizar a acidez do trato vaginal, prolongando o tempo de vida dos espermatozóides.

O crescimento natural da próstata ocorre na maioria dos homens conforme eles vão envelhecendo. Em muitos deles, o crescimento é tanto que começa a bloquear a passagem da urina pela uretra. Outra hipótese levantada pelos médicos para o crescimento da próstata são as mudanças no equilíbrio das hormonas sexuais que acontecem nos homens com o passar dos anos.

prostata hiperplasia prostática benignaA hiperplasia prostática benigna

ou hiperplasia benigna da próstata (HBP) é uma condição caracterizada pelo aumento do tamanho da próstata, não tendo nenhuma relação com o cancro da próstata. Neste texto vamos abordar os sintomas e o tratamento da hiperplasia da próstata.

Sintomas da hiperplasia prostática benigna

Os principais sintomas da próstata aumentada incluem:

  • Fluxo de urina lento e fraco;
  • Dor ao urinar;
  • Incontinência urinária;
  • Vontade repentina de urinar;
  • Necessidade de fazer força para urinar;
  • Aumento da vontade de urinar durante a noite;
  • Presença de gotas de urina na roupa íntima após urinar;
  • Urina escura.

Geralmente, a próstata pressiona a uretra, provocando dificuldade na passagem da urina e, na maioria dos casos, estes sintomas surgem ao mesmo tempo.

Como tratar a hiperplasia prostática benigna

O tratamento para próstata aumentada depende da gravidade da doença, porém pode ser baseado no uso de medicamentos ou realizando uma cirurgia para remover a próstata.

Alguns exemplos de remédios para próstata aumentada podem ser doxazosina, prazosina ou tansulosina, terazosina que facilitam o ato de urinar. Além disso, pode ser indicado o uso de medicamento para reduzir os hormônios masculinos e diminuir o tamanho da próstata e antibióticos.

Em casos mais graves, pode ser necessário fazer cirurgia de próstata através de uma cirurgia abdominal ou usando um aparelho que é introduzido pela uretra.

Tratamento e prevenção da hiperplasia prostática benigna

A loja online Amor à Vida tem várias soluções para a prevenção deste caso. Passamos a indicar as opções:

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.